terça-feira, 16 de outubro de 2012


Segundo Samuel Rocha Barros (op.cit,p.170-) em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares. É a totalidade da experiência de aprendizagem planejada pela escola, são as experiências dos alunos aceitas pela escola com responsabilidade própria com quais os alunos aprendem.
É um conjunto de experiências vivenciadas na escola ou sob supervisão da mesma, entretanto vão sendo resinificadas ao longo desse século. Tento uma ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno.
O currículo real é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meios às varias praticas, atitudes, comportamentos percepções que vigoram no meio social e escolar denominando as influencias que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor.
 O currículo prescrito é um conjunto de decisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretarias federais, estaduais, municipais de educação. É um currículo totalmente distanciado do currículo real, pois não respeita a diversidade, não é constituído pelos que fazem a escola cotidianamente.
Ele atribui à escola o papel de transmitir uma cultura com base na logica de reprodução, um currículo igual para todos, imposto pelo sistema de ensino, como as LDB, PCN, Propostas pedagógicas.
  


Um comentário:

  1. Olá Edna,
    Amei seu blog, parabéns.
    Quero deixar minha opinião sobre o assunto,
    Com todo esse estudo que fiz sobre currículo entendi que na verdade o currículo é assumido como uma construção cultural, composta por aquilo que a escola ensina nas suas disciplinas, mas também todas as somas de aprendizagem e habilidades que nós queremos que nossos alunos tenham.
    Currículo é um sistema integrado, não basta você ter algumas boas ideias, você precisa pensar isso no contexto todo.

    bjss querida

    ResponderExcluir